quinta-feira, 28 de junho de 2018

Um ponto de vista...



Por Denise Alves
28/06/2018

A lógica utilizada para o desenvolvimento do raciocínio é de fundamental importância para determinar os resultados alcançados pelo mesmo. É o que podemos chamar de Ponto de Vista. O local a partir do qual se olha. A visão obtida a partir de um determinado ponto. Implica dizer que mudando o ponto de vista, altera-se completamente a conclusão/percepção do objeto/fenômeno observado.
E o que isso tem haver com a Bíblia? Tudo. O que bem nos resume Salomão no seu livro sobre a Sabedoria. Provérbios nos fala sobre a interpretação da vida a partir de um determinado ponto de vista: O temor do Senhor (Provérbios 9.10)
O que isso significa? Quer dizer que dependendo do modo como você se relaciona com essa informação – O temor do Senhor – define todas as demais respostas/posicionamentos na sua vida. É a proposição lógica do SE-ENTÃO.
Se Deus existe.... Então....
Se temo à Deus... Então....
E deve, ou deveria, haver coerência lógica entre os conectivos sob pena agirmos de modo incoerente causando confusão inclusive naqueles que nos observam. Nossas atitudes são o correspondente visível do Deus invisível (Cl 1.15), a continuação da obra que Jesus começou a fazer (Jo 5.36). Uma vez que o mundo tem acesso a Deus a partir de nós, a Sua Igreja, seu embaixadores (2 Co 5.20), temos uma importante responsabilidade em sermos logicamente coerentes entre o que cremos e o que fazemos.
O pano de fundo do conflito está entre o Reino das Trevas e o Reino da Luz. O modo de agir das Trevas e o modo de agir da Luz. A lógica inerente às Trevas e a lógica própria da Luz. “Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós” (Mt 20:25,26).
Afinal, se Ele “nos tirou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1:13), então devemos ter atitudes correspondentes ao novo reino do qual fazemos parte. Dizer que teme a Deus, Senhor da Luz e agir usando as regras das trevas demonstra apenas que ainda estamos nos utilizando de um ponto de vista das trevas, lembra do início do texto? um ponto/local a partir do qual se olha. Pois a Bíblia nos declara:  SE sois luz no Senhor ENTÃO andai como filhos da luz. (Ef. 5:8). Analise a si mesmo: Com qual reino você está sendo coerente?


Nenhum comentário: