quarta-feira, 1 de abril de 2015

Terceirizando as Bênçãos


01/04/2015



Presta atenção na conversa:

- Como é mesmo o nome daquela igreja da cura?

- Igreja da cura?

- Sim.... Aquela onde você vai doente, oram por você e você sai curado....

Entendi o que meu interlocutor estava querendo dizer e indiquei o caminho, mas a minha vontade era responder: Qualquer uma! Porém estou pensando nessa pergunta-resposta até o momento e como normalmente escrever me leva a pensar melhor.... eis-me aqui.

Apesar de querer acreditar que a oração por cura seja uma prerrogativa de qualquer igreja tenho percebido uma compartimentalização das bênçãos. Se você precisa de dinheiro... surge o nome da Igreja X, se saúde, então você deve procurar a igreja Y, problemas familiares se resolve na Igreja Z e por aí vai. Como se Deus tivesse terceirizado os serviços, seguindo a lógica capitalista-minimalista. Cada braço da franquia do céu com ênfase em uma necessidade humana.

O problema? Deus é UM. Separar a sua atuação é torná-lo apenas mais um utilitário na satisfação das necessidades humanas, desfragmentando a sua real mensagem. Nosso Deus não é o Deus da Cura, apesar de também curar. Ele não é o Deus da Prosperidade, apesar de também prosperar. Ele não é apenas o Deus da Paz, apesar de também acalmar. Conceder ênfase exagerada a qualquer desses aspectos é deturpar a sua verdadeira especialidade: Salvar.

Isso significa que as igrejas-templos que pregam apenas a salvação são as mais alinhadas com o propósito de Deus? Note a armadilha: Apenas. Não. Nosso Deus não é um Deus de apenas o que quer que seja. Ele não se contenta em tocar apenas uma área da sua vida porque a salvação não é apenas espiritual, ela é integral, atinge todo o complexo humano – sendo espírito, possuindo uma alma, habitando em um corpo.

Por essa razão Ele não deseja apenas salvar a sua alma, mas também restaurar as finanças, a vida familiar e comunitária e o corpo físico-emocional, não importa em qual igreja você esteja, uma vez que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estarei” (Mateus 18.20), abençoando cada área do seu viver.


Nenhum comentário: